Essa validação é parte fundamental do processo da entrega de um projeto. Previamente à entrega é definido em quais ambientes tal projeto irá rodar, através de pesquisas com usuários e análise de uso de um sistema prévio ou semelhante. Se descobrirmos que uma parcela significativa dos usuários finais do projeto irá utilizá-lo no sistema operacional Linux, por exemplo, será tarefa do testador garantir que a aplicação funcione de maneira homogênea em tal ambiente. Neste post, vamos falar do teste em navegadores, para garantir que o que foi projetado e desenvolvido esteja sendo visto da mesma maneira por usuários em diferentes ambientes.

Uma das ferramentas que mais utilizamos aqui na Nextt para garantir a qualidade do projeto em diferentes ambientes é o Browserstack. Através deste serviço podemos testar arquivos que estejam rodando em um servidor local em diversos navegadores e dispositivos através de uma única interface web.

O Browserstack oferece uma máquina virtual para cada tipo de navegador, sistema operacional e dispositivo, proporcionando um ambiente real de testes, ao invés do ambiente emulado que normalmente não é fiel ao que se vê. Isso dá certeza de que o que está sendo testado é de fato o que vai ser visto pelo usuário e, mesmo sendo mais lento que um ambiente local, é possível testar com fidelidade animações, transições e renderizações dos mais diversos tipos.

Os preços do serviço começam em 19 dólares por mês. Quem já enfrentou o problema de testar em diversos dispositivos sabe o quão trabalhoso é, e como vale a pena pagar por uma plataforma que te faz economizar milhares de reais em máquinas e dispositivos.

É crucial que essas etapas de testes sejam incluídas dentro do processo do desenvolvimento ou da etapa de integração. Entenda que esses testes e as correções decorrentes deles tomarão tempo, mas são essenciais para garantir a qualidade da experiência que os usuários terão. Não é uma etapa que podemos deixar para depois - simplesmente porque pode gerar bastante retrabalho, custo e impacto negativo na imagem da própria empresa e de seu negócios.